Acabamos de participar da reunião do Conselho Municipal de Saúde onde foi aprovada as contas do 1º trimestre de 2012, num motante total de despesas no valor de três milhões, oitocentos e oitenta e um mil, duzentos e trinta e cinco reais, façam suas contas e vejam a média mensal que você leitor e contribuinte está pagando para ter atendimento médico e hospitalar em Jacobina. Dos nove conselheiros presentes apenas 2 votaram contra e um outro votou a favor com ressalva, pois segundo informações citadas na discussão, alguns conselheiros não tiveram acesso a documentos importantes para constatar como este dinheiro foi gasto e esclarecer se de fato o serviço foi prestado como aponta alguns relatórios referente aos pagamentos. Outro ponto que também chamou atenção foi a compra de 200 butijões para as unidades dos sistema de saúde de Jacobina por um valor médio de R$ 39,90 reais cada, pontuou a conselheira Zélia, o povo deve tá tomando muito cafézinho por isso o gasto com butijão está com uma demanda maior, não foi explicado se este consumo de butijões foi anual ou trimestral, assim ficou dúvida no ar, por outro lado, o fato de gastar-se em média um milhão por mês seria bastante interessante e oportuno se a população estivesse tendo um atendimendo á altura do investimento milionário que são gastos na cidade mas infelizmente estes milhões gastos não têm evitado que parturientes jacobinenses tenham seus filhos em outras cidades por falta de atendimento adequado em nosocõmios locais. Enfim, gostariamos de fazer o registro que a maioria dos conselheiros parecem votar as contas sem uma instrumentação material necessária, na maioria das argumentações percebe-se uma conclusão baseada no achismo, sem papeis, sem acesso a informações contundentes, além do mais, deixam de realizar o mais imprescindível que é o balisamento entre o que é gasto e que é servido ao povo jacobinense, por conseguinte deixamos a pergunta para o leitor, você está satisfeito com o que está sendo gasto e o que está sendo prestado para você e seus filhos na cidade do outro??? Responda no em outubro pois se você responder agora corre o risco de não ser ouvido.
Saudações a todos !!!!
P.S - Estaremos publicando os dias das reuniões do conselho pois a participação da população se fazer necessária para que as coisas funcionem melhor, afinal não existe ninguem melhor para fiscalizar do que o próprio povo.
Caro Dayvid Junio Sena,
ResponderExcluirQuanto a reunião do Conselho Municipal de Saúde, qual citado acima, foi dado ao senhor por minha pessoa (na condição de suplente do Presidente do conselho) direito a fala, e conforme consta em ata o que pode ser lido por qualquer dos seus leitores, não houve nehum questionamento do senhor quanto ao que foi apresentado e aprovado pelos conselheiros. Sei que o senhor é conhecedor de seus direitos e deveres de cidadão Jacobinense, portanto solicito sim a divulgação das datas da reunião bem como o teor do que for tratado nela, porém não lhe cabe contestar as ações do conselheiros de saúde, pessoas séria e dignas do posto que ocupa. Espero contar com sua presença nas próximas reuniões mas com o interesse de contribuir para a melhoria da saúde de Jacobina.