sábado, 24 de março de 2012

A Verdadeira Revolução se alicerça na Educação!!!

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Nos últimos dias assistimos uma mobilização nacional da classe dos professores em prol de melhorias para educação nos Municipios, Estados e União onde inicialmente o foco principal foi a garantia de um piso salarial para a profissão que segundo pesquisa internacional é a mais importante para a evolução de uma sociedade em todos os seus segmentos. Diante deste movimento que ganhou contornos nacionais convidamos o leitor a refletir sobre alguns pontos que poderiam "caso os gestores públicos fossem inteligentes" alavancar o desenvolvimento local e avançar nos resultados sociais, pois infelizmente a educação sempre foi tratada em nosso país de maneira jocosa. Por outro lado, sabe-se que dentre os setores que têm verbas destinadas com maior quantidade figura-se a educação, contudo com o passar dos anos percebemos que muito pouco ou quase nada se tem feito para diminuir o problemas deste que é um direito social garantido pela constituição de 1988. 
Por conseguinte,  chegamos a seguinte indagação: Um piso salarial para o professor iria resolver o problema da educação em nossas escolas? Claro que não, além de valorização profissional e qualificação da mão de obra precisamos que as prefeituras que estão na ponta da linha quando o quesito é melhoria dos indices do IDEB, façam sua parte, garantido não só  o piso mas também uma formulação de Plano de Carreira dos professores, melhoria da estrutura fisica das escolas, dotando-as de recursos tecnológicos e capacitando os profissionais para utiliza-los, construindo assim um ambiente propicio para o aprendizado, agregando som, iimagem e movimento, explorando sem esgotar as competências cognitivas de cada aluno. Paulo Freira sempre afirmou que " Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante" logo concluimos que para dar sentido às nossas ações precisamos no minimo condições fisicas e intelectuais para abstrair da mensagem não só aquilo que está sendo dito mas o que está na subjetividade da palavra.
Bem, no que compete as esferas federais e estaduais já sabemos muito bem a realidade e o que os governos têm feito para alcançar algum avanço, mas o que as nossas cidades inseridas no contexto regional já fizeram para melhorar a educação dos seus municipios?? Vamos arriscar algumas sugestões... pintura de muros todos os anos? perseguição aos educadores que tentam reunir e discutir melhorias para a educação local?Aquisição de ônibus novos e recursos didáticos para os alunos e professores? Realmente sabemos que com raras excessões o que temos presenciado na nossa região é um mergulho quase sem volta no atraso e na letargia administrativa quando o quesito é educação, a maioria dos prefeitos têm os professores como inimigos pois estes são pessoas que trabalham no sentido de esclarecer a população e torna-los mais conscientes de suas funções na solução dos problemas que assolam a maioria dos municipios, deste modo, não apoiam as iniciativas que visem dar subsidios legais para a melhoria das condições de trabalho na escola. Ao contrário de Jacobina que nos últimos 3 anos ao invés de dar o piso e votar um plano de carreira descente, somente pisou nos professores, os municipios de Várzea Nova, Mirangaba e Miguel Calmon foram os ícones no quesito respeito e valorização da educação municipal, garatiram o piso aos professores, concedem independência para os diretores aplicarem os recursos do PNDE na escola e estão discutindo a formulação de plano de carreira já em estágios avançados, portanto, cidades com porte e orçamento menores que Jacobina se mostram bem mais inteligentes e têm atraído bastantes profissionais para atuarem em suas escolas, assim, já estão colhendo os frutos sociais de suas escolhas em relação ao tratamento que dão à educação. 
Enfim, deixo a seguinte mensagem aos professores de Jacobina e região "só existe duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar e eu não vou me resignar nunca" (D. Ribeiro), força e vitória aos professores de Jacobina e demais cidades que estão na luta.

Saudações,

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