domingo, 11 de março de 2012

A atmosfera política de Jacobina.




A atmosfera política de Jacobina:  Do Poder e da CO ação do capital. – Parte 1

Após um breve passeio pela cidade, constatamos que a atmosfera política já está aquecida  em Jacobina, um grupinho aqui outro acolá e assim começa a construção de discursos pró e contra a administração local. Contudo, o que se sabe é que as torneiras estão jorrando com mais pressão, coisa que é natural dado o aproximar do pleito eleitoral, geralmente no ano eleitoral milagres costumam acontecer e processos de santificação também, logo identificamos o primeiro deles: 1º) A micareta já está confirmada e irá ocorrer na data correta, coisa que não acontecia há anos e vem com atrações pesadas como a Claudia Leite. Agora eu lhe pergunto diante das diversas negativas dadas por esta administração sobre a instalação da UTI, LACEN e SAMU, alegando falta de recursos será que a população vai engolir um cachê de 1 milhão para a Claudinha, esquecendo o quanto de vidas que foram perdidas pela falta desta UTI e demais serviços hospitalares em Jacobina??? Deixo em aberto para o leitor refletir.
2º) Ninguém é tão bobo ao ponto de não saber que a mídia nativa (rádios, jornais escritos, carros de som e sites de internet) têm como seu principal sustento as propagandas, sem estas não seria possível as mesmas se manterem, deste modo, lançamos a seguinte indagação, estou errado ou já tem rádio e radialista recebendo para fazer propaganda enganosa em prol da administração local? Ao que parece têm uns dois locutores que passaram 3 anos ou mais criticando e colocando o povo ciente do descaso, mas me parece que estes leões estão bem mais mansos, gostaria de saber o que acalma estes âncoras??? Sensatez, ética ou capital??? Deixo também em aberto para que o leitor tire sua própria conclusão após escutar um destes programinhas que vendem até empréstimo de 1 centavo para os coitados dos aposentados, o pior é saber que muitos deles se acham o supra-sumo da verdade e da coerência jornalística embora eles propaguem quantidade e não qualidade, logo uma pequena analise subjetiva desconstrói qualquer identidade ambígua; quem não lembra do artigo do Frei Petrônio apresentando quem são “donos” da “noticia” em Jacobina. Com todo respeito, admiro a envergadura dialética de alguns destes âncoras mas é exatamente a falta de imparcialidade de alguns que denúncia como cada situação define seu trabalho, contudo não iremos perder a esperança de que a nossa força (boca a boca) vai tornar o eleitor mais esclarecido e a memória vai derrotar o capital, esperemos os projetos e curtiremos a micareta e as rádios de olho e ouvidos bem abertos.
3º) Como em qualquer sociedade, a educação é o instrumento libertador e corregedor de qualquer mazela que acomete a cidade, mas como no Brasil ainda não atingimos o nível desejado de letramento na sociedade, precisamos ficar atentos para o Tsunami de propagandas, inaugurações de calçamentos, quadras esportivas entre outros eventos que irão ocupar a pauta da maioria das rádios, precisamos aplaudir as coisas boas mas não podemos aceitar que entre governo e saia governo com a idéia de que só se trabalha no último ano de mandato, pois nós pagamos impostos todos os dias e precisamos ver o retorno deles.
Por outro lado, nas esquinas da nossa cidade já começou o bate-boca, uns dizendo que pior é na cidade tal que nem hospital tem, outros dizem que o SAMU não veio porque em Sr. Do Bonfim está fechando e por ai vai. Bem, é bom que se espelhemos nas coisas boas, afinal vivemos em Jacobina e para nós não importa se determinados serviços funcionam ou não existem em outras cidades, isso é baixa estima, é bom que olhemos para as coisas positivas e possíveis, como em Serrinha que já possui SAMU e UPA e o povo está sendo bem atendido, assim queremos também em nossa cidade pois o mesmo imposto que eles pagam lá nós também pagamos aqui e para a implantação destes serviços basta apenas vontade política, pois o Gestor não é dono do nosso dinheiro ele apenas administra e deve escutar o povo sob pena do povo não lhe escutar, chega de tanto “pão e circo”, Jacobina pode muito mais e seu povo não pode ser penalizado por anseios egoístas de uma minoria, avante povo, vamos construir algo melhor para nossos filhos e netos.


Saudações,





Um comentário:

  1. É urgente a necessidade do "boca a boca", visto que qualquer possibilidade de continuidade desse governo é no mínimo "um homicídio coletivo"; uma chacina anunciada ao povo jacobinense!

    Camila Heveline

    ResponderExcluir