quarta-feira, 7 de setembro de 2011

IMPRESSA: CONTROLE OU DEMOCRATIZAÇÃO ???

Nos últimos dias vimos uma série de rádios, emissoras de TVs, grandes sites de internet entre outros meios de comunicação anunciar de modo temeroso a possível discussão no congresso de medidas que visem controlar os meios de comunicação. Neste sentido, a primeira pergunta que nos aparece antes de qualquer conclusão precipitada é : que tipo de controle é este ? seria censura ? ou democratização? Sabemos que os principais instrumentos de comunicação do nosso país está nas mãos de especificamente 4 grandes famílias, deste modo, não seria novidade que a proposição de qualquer tipo discussão no sentido de descentralizar o poder midiático do controle destas famílias causaria uma onda de notícias tendenciosas visando mostrar para população que o governo DILMA quer limitar a liberdade de expressão, isso é uma grande mentira. É oportuno lembrar que o Brasil evoluiu, seu povo comemora 189 anos de liberdade hoje e sem sombra de dúvida nenhum tipo de medida autoritarista conseguiria vingar ou retroceder a nossa evolução intelectual, econômica e social. 
Portanto, vejamos que nacionalmente os grandes grupos (VEJA, FOLHA, ESTADAO, GLOBO etc.) estão bastante interessados em formar uma opinião pública contraria a qualquer movimento que busque descentralizar a mídia, afinal, viver numa democracia com IMPRESSA omissa e TENDENCIOSA é praticamente vivenciar uma ditadura marrom no quesito INFORMAÇÃO. A maioria dos dados publicados hoje na mídia nativa são distorcidos, muitos acontecimentos relevantes para o povo Brasileiro são omitidos, assim o que resta para o povo neste sistema de dinastia midiática é ver e escutar o que os grandes ditadores midiáticos permitem que a grande massa populacional veja. Focando numa analise mais próxima de nossa realidade vejamos quem controla a mídia de Jacobina, Várzea Nova, Morro do Chapéu e região ??? existe algum professor com concessão de radio difusão ?? Existe algum comerciário ou associação com tal concessão? A grande parte das concessões são delegadas aos políticos e seus apadrinhados, aqui em Jacobina e na região não é diferente, por conseguinte, observemos que a maioria destas rádios veiculam informações copiadas dos grandes grupos midiáticos acima citados, raramente você escutará uma rádio dessas divulgar noticias de Blogs tais como CONVERSAAFIADA, TIJOLAÇO, NAUFRAGOS DA UTOPIA ou até mesmo este nosso blog.
Enfim, convido aos senhores para refletir sobre até que ponto nós vivemos num sistema de informação livre, se os donos da informação publicam o que querem e como querem?? Já que não existem regras democráticas para orientar esta grande enxurrada de noticias que são oferecidas sem critério nenhum todos os dias em nossos lares? Tentemos por exemplo ligar para uma rádio local jacobinense e fazer uma critica contra a informação que foi veiculada nesta última semana onde os locutores anunciam que uma determinada empresa de crédito local oferece prêmios se os velhinhos tomarem empréstimos a partir de R$ 0,01 centavo. Este tipo de propaganda faz bem para a nossa sociedade? Existe ética quando as rádios contratam seus anunciantes? Poderíamos chamar isto de estelionato omisso e ativo? São estas e outras questões que estão em jogo quando o povo busca uma discussão para a democratização da IMPRESSA e a formulação de regras que respeitem o ESTADO democrático e os costumes.

Saudações a todos !! Salve o 7 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário